Visita Às notáveis igrejas e capelas do fundão

Visita Às notáveis igrejas e capelas do fundão

A cidade do Fundão tem um interessante património de arquitetura religiosa, com edifícios que remontam aos séculos XV e XVI. Conhecer alguns destes edifícios que marcam um tempo e são ainda hoje centro da vida espiritual da comunidade é também um pretexto para descobrir os encantos da cidade-pomar.

Da arquitectura religiosa do Fundão há a destacar a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e as capelas de São Miguel, São Sebastião, Santo António, São Francisco, Nossa Senhora da Conceição ou de Nossa Senhora da Luz.

A Igreja Matriz, edifício construído no século XVIII possui influência barroca. Alguns autores defendem que terá sido construído em 1707, sobre uma outra igreja românica e até sobre os restos de um templo romano. Possui duas torres sineiras adossadas à fachada principal, portal encimado por frontão interrompido com volutas e um nicho com uma imagem, entre dois óculos.

No interior destaque para o altar-mor em talha barroca e para a pia baptismal. No seu espólio litúrgico destaque ainda para uma custódia de prata. Logo ali ao lado situa-se a Igreja da Misericórdia, um imóvel cuja existência se encontra atestada em 1615 por documentação existente no Tombo dos Bens do Concelho da Covilhã. Contudo. Entre o seu espólio destacam-se a imagem de Ecce Homo, relicário do século XVII, o retábulo do altar-mor de 1706, a bandeira, tela pintada, custódia e uma imagem de João Batista Menino, do século XVIII.

A Capela de São Miguel possui fachada em cantaria à vista e portal principal com frontão triangular simples, rematado por um pequeno vão. Edifício construído no último quartel do século XVIII, a Capela de São Sebastião exibe a representação do brasão da família Vaz de Carvalho.

A sua construção sofreu influências barrocas e vernaculares. Do desenvolvimento verificado no século XVI ficaram na cidade vários edifícios religiosos como a Capela de S. Francisco (1574) edificado em cantaria, apresenta um alpendre suportado por seis colunas, portal com arco de volta inteira, um pequeno campanário e, no interior, retábulos em talha dourada. As Capelas de Nossa Senhora da Conceição e de Santo António são ambas do séc. XVI. A primeira sofreu remodelações em 1867 e, a segunda, possui como particularidade um alpendre. Outro dos mais notáveis edifícios de arquitetura religiosa do Fundão é o Convento de Santo António ou do Seixo, recentemente requalificado como uma unidade hoteleira de cinco estrelas.