Quadragésima lança site e celebra semana santa com espetáculos todos os dias

Quadragésima lança site e celebra semana santa com espetáculos todos os dias

No site www.quadragesima.pt vai poder ter acesso a todos os conteúdos da Quadragésima, organizados e estruturados por temáticas, incluindo todas as criações artísticas exibidas ao longo do período da Quaresma. Na semana da Páscoa revisitamos todas as criações exibidas ao longo deste período, culminando no fim de semana com o Enterro do Senhor e com “La Conversione di un Cavallo”, a partir de obras de Caravaggio. Acompanhe-nos nesta experiência religiosa, sempre em ambiente online, através do Facebook, Instagram, Youtube… e agora também no nosso site.

 

A Quadragésima lançou o site do projeto, em www.quadragesima.pt. Aqui será possível aceder aos cânticos, rituais e costumes do sagrado nas beiras, às criações artísticas, aos itinerários pelos lugares da fé na região, nomeadamente pelos cinco Municípios que integram o projeto (Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal) e também a uma área dedicada à cultura e histórias da Quaresma.

A Quaresma culmina na Semana Santa e Páscoa, o momento alto e paroxístico deste período, que finalmente revela todo o significado da vida e morte de Jesus. Acompanhando a solenidade do momento, a programação da Quadragésima, irá repetir, todos os dias, as criações que exibiu desde o início da sua programação, a saber: Encomendação das Almas e Passione; Martírios e Attendite et Videte; Canto da Verónica e Verónica, a sexta estação; Paixão do Campo e Renascer; Maria, mão dolorosa, e Martyrio; e, finalmente, no fim de semana da Páscoa, o Enterro do Senhor e La Conversione di un Cavallo.

La Conversione di un Cavallo

“La Conversione di un Cavallo”, pela Compagnia Ludovica Rambelli, é um espetáculo de enorme impacto visual composto por 23 quadros vivos  a partir da obra de Caravaggio, que reproduzem a poética do pintor. A impecável precisão iconográfica, em conjunto com a força expressiva das faces e dos corpos dos intérpretes, são o imponente carácter distintivo deste espetáculo.

O Enterro do Senhor

É na penumbra que ecoam os passos daqueles que acompanham a marcha para a última morada terrana do corpo de Jesus. O Enterro do Senhor é das procissões que se reveste de maior solenidade fúnebre. As luzes das ruas são apagadas e, iluminado penas pelas tochas, o esquife transportando a imagem de Cristo é acompanhado ao som das matracas, do cântico da Verónica e das marchas fúnebres.

Organizada pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal, a “Quadragésima” é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial beirã ligadas ao período da Quaresma.