Fundão, do milagre da Primavera aos Mistérios da Fé

Fundão, do milagre da Primavera aos Mistérios da Fé

Aninhada na encosta da Serra da Gardunha com olhar próximo para a Serra da Estrela, a cidade do Fundão é terra de encantamentos. Cidade-pomar que vive anualmente a sagração da Primavera com a explosão de cor das cerejeiras, pessegueiros e amendoeiras, entre o branco e o rosa. Cores sagradas, como sagradas são as tradições religiosas que todos os anos se repetem no período da quaresma.

Na cidade e nas aldeias deste vasto concelho a religião é forte fator de identidade cultural e estabelece laços entre a comunidade e a sua diáspora. As procissões de penitentes, as encomendações das almas, as ladainhas, as procissões dos passos, o teatro religioso nas vias sacras são uma herança cultural comum que importa conhecer.

O peregrino da Quadragésima prepare as sandálias e o seu cajado para visitar alguns dos mais belos lugares da região, descobrindo o rico e singelo património religioso, desde igrejas seculares a capelas pitorescas ou santuários e ermidas em paisagens tocadas por Deus e moldadas pelo labor de homens e mulheres da Beira.

Fundão, terra do milagre da Primavera e dos mistérios da Fé.